VISITA A CACHAÇARIA WEBER HAUS
Um dos programas que mais indico para os apaixonados pelo universo dos destilados em especial cachaças, mas também por rum e gin é fazer uma visita a Cachaçaria Weber Haus localizada na zona rural de Ivoti.
A distância entre a destilaria e o Aeroporto Internacional de Porto Alegre é de apenas de 52 km pela rota romântica. Próximo a Weber Haus há um charmoso núcleo de casas enxaimel construídas nos séculos XVIII e XIX por imigrantes germânicos.
Ao chegar a destilaria fui cordialmente recebido pelo Mateus Weber que me guiou durante a visita, oportunidade em que pude conhecer de perto o processo de fabricação da cachaçaria mais premiada do mundo nos últimos 10 anos.
Primeiramente é feita uma apresentação da história da família de origem alemã que tem 100 anos de tradição na área de destilados. O tour inclui, além parte histórica e de todos os processos de fermentação das bebidas, a apresentação de todos os produtos da Weber Haus incluindo a parte mais gostosa do passeio que é a degustação das cachaças, licores, gins e runs.
Importante ressaltar que tanto a visitação quanto a degustação são gratuitos e podem ser realizados de segunda a domingo, no horário das 8 horas às 11h30min e das 13 horas às 17h30min, sem necessidade de agendamento prévio. Os grupos com mais de 15 pessoas devem agendar a visita com antecedência.
Na degustação conheci uma das melhores cachaças que já tomei no mundo: Weber Haus 7 Madeiras que é a menina dos olhos do Evandro Weber, “CEO da Weber Haus”. É uma cachaça fantástica envelhecida em Amburana, Canela Sassafras, Bálsamo, Grapia, Carvalho Americano, Carvalho Francês, Cabriuva. Não teve até hoje nenhum dos bartenders que a conheceram que não se encantaram por esta preciosidade.
A Cachaça Weber Haus Extra Premium 12 anos – Lote 48 é uma verdadeira obra de arte. Uma cachaça envelhecida 12 anos sendo 6 anos em madeira de bálsamo e 6 em carvalho francês. Somente duas mil unidades foram produzidas e todos os elementos que ornamentam as garrafas são banhados a ouro 18 quilates. Tive o prazer de tomar esta raridade posteriormente, com Evandro e os executivos do Fogo de Chão, na reinauguração do Fogo de Chão Botafogo no Rio.
Os produtos Weber Haus tem selos de produção orgânica e de rastreabilidade seguindo uma tendência mundial. O portfólio atual é gigantesco razão pela qual deixo um link abaixo para que possam conhecer todos os produtos. Na ocasião que estive também provei os gins, com destaque para o gin pink. Atualmente a Weber Haus também produz rum: envelhecido e branco. Os coquetéis com rum ficaram incríveis com ambos especialmente o daiquiri.
Há novidades como a cachaça com jambu, pimenta e canela que arde, esquenta e treme literalmente na língua, uma experiência quase erótica e é a sensação do momento. No Brasil será comercializada com o nome Weber Haus/Alquimía e no exterior com o sugestivo nome Braziian Kiss. O Gins e os Runs estão na Noruega, Luxemburgo, Itália, Dinamarca, Suiça, dentre outros, na esteira dos 25 países onde a cachaça Weber Haus está presente.
O Gin Vitória Régia e o Vitória Regia Rosé produzidos pela Weber Haus e distribuídos pelo grupo Carmosina foram laureados respectivamente com a medalha de ouro na categoria London Dry e melhor gin saborizado brasileiro no prestigiado World Gin Awards 2020.
Evandro Weber conta que a ideia de produzir rum nasceu quando um senhor com sotaque caribenho visitou a cachaçaria Weber Haus e ficou impressionado com a qualidade das cachaças que provou. Ao despedir-se, o desafiou a elaborar um rum de excelência. O desafio instigou Evandro que resolveu produzir rum e está aguardando o misterioso visitante com a garrafa 001, exposta na loja da Weber Haus, em Ivoti.
Visitar a Cachaçaria Weber Haus foi uma experiência inesquecível. Aprendi muito, e continuo aprendendo com o genial Evandro Weber um profissional incrível com perfil discreto que ouve mais que fala, que preza pela excelência dos produtos e tem paixão pelo que faz. Não é por acaso que a Weber Haus hoje é uma referência mundial em cachaças e está presente em 25 países incluindo todas as unidades da Fogo de Chão no mundo.
Portfolio atualizado de todos os produtos Weber Haus
Rabo de Galo feito com cachaça Weber Haus pelo bartender Rafael Câmara, Bar Vasco 1020 em Porto Alegre
Daiquiri preparado com Run Señor Weber pelo bartender Albert Coelho, Cachaçaria Lamparina, Belo Horizonte
Bartender Jocassia Coelho contemplando uma garrafa de Weber Haus 7 Madeiras, Capitão Leitão, Belo Horizonte
Evandro Weber e sua “cachaça erótica” Brazilian Kiss – Cachaça Weber Haus com Jambu, pimenta e Canela.
O crescimento das mídias sociais, sites e aplicativos de avaliação de estabelecimentos como TripAdvisor, Google Maps, Yelp e Foursquare, além das específicas de hotéis como Expedia, Hoteis.com, Booking, Trivago, formou um contingente gigantesco de “avaliadores”.
Com a experiência de 10 anos colaborando com sites de avaliação constatei que o ponto que mais influencia a nota de um estabelecimento, seja bar, restaurante ou hotel é o atendimento. As pessoas não saem de casa simplesmente para comer, beber ou se hospedar em um hotel ou pousada, elas buscam uma experiência que lhes traga prazer e que lhes faça esquecer as agruras do dia a dia.
Infelizmente parte considerável dos estabelecimentos ainda não se deu conta desta realidade e isto pode colocar em risco sua sobrevivência. Daí a importância deste treinamento não só para evitar este risco como para melhorar a performance nos rankings de avaliação.
Neste sentido seguem os principais pontos do treinamento:
Explanação sobre a experiência como colaborador do TripAdvisor há 10 anos e Local Guide do Google Maps;
O fenômeno das redes sociais e dos aplicativos de avaliação de estabelecimentos;
A importância do atendimento (hospitalidade) nas avaliações feitas pelos clientes;
Vivenciando experiências: As pessoas não saem de casa simplesmente para beber, comer ou se hospedar, mas para viverem um experiência que lhes seja prazerosa e memorável. É fundamental tentar atender às expectativas de cada cliente como se esse fosse único e especial;
Principais cuidados na abordagem dos clientes e hóspedes;
Principais erros cometidos pelos profissionais de bares, restaurantes e hoteís;
Como lidar com situações de crise e contorná-las;
Noções básicas de fotografia com smartphones;
Postura e visão de águia;
Sinergia: a individualidade nunca pode ser maior que a cooperação;
Evitar que problemas pessoas afetem seu ambiente de trabalho;
Dicas de atendimento bartenders;
Cordialidade – Carisma não se compra na farmácia, mas ser cordial todos podem ser;
Late early check-inn e late check-out, como melhor lidar com esta situação (hotéis e pousadas;
Esclarecimento de dúvidas.
Duração:
– 90 min