O Bar e Restaurante Nova Capela é um ícone dos bares e restaurantes do Rio de Janeiro. Está localizado no bairro mais boêmio do Brasil que é a Lapa. Foi fundado em 1903, viveu décadas de glória, mudou-se de endereço, ressurgiu literalmente das cinzas após um incêndio, e quase foi a ruína no ano passado (2019), sendo resgatado pelo “Rei dos bares do Rio, o empreendedor Antônio Rodrigues, que começou sua carreira como garçom no Rio e hoje é dono do Grupo Belmonte (Boteco Belmonte, Boteco da Garrafa, Antonio’s e bares no Porto, em Portugal).
Com o toque de midas deste cearense que enxerga 30 anos a frente do nosso tempo, o Capela, assim chamado pelos cariocas, recuperou seu prestígio e voltou a brilhar. Reza a lenda que há cerca de 17 anos Antônio esteve no Capela com sua família como de costume e resolveu levar seu filho de 3 anos que estava sofrendo com dor de dente para ver a chopeira. Ao ver o filho de Antônio tocar na chopeira o proprietário à época repreendeu Antônio dizendo que o filho só poderia tocar na chopeira quando ele (Antônio) se tornasse dono do Capela.
A descoberta deste tesouro chamado Capela se deve ao meu grande amigo Zan Andrade (mixologista e chefe de bares do Grupo Belmonte) que sempre me dizia que eu tinha que conhecer o Capela. Caminhando pela Lapa recentemente resolvi almoçar neste mítico restaurante. Cheguei cedo pois gosto de fazer umas fotos sem atrapalhar os clientes e já fui logo pedindo o famoso cabrito assado, acompanhado de batatas coradas e arroz com brócolis. O prato é simplesmente magnífico e faz jus a fama de melhor cabrito do mundo. Atualmente utiliza-se a carne de cordeiro por ser mais fácil de encontrar e de preparar. O prato, além de saboroso, é muito bem servido.
De sobremesa pedi o delicioso pastel de nata, conhecido também como pastel de Belém em homenagem ao local de origem desta iguaria portuguesa, que mais lembra uma empada que um pastel como nós brasileiros conhecemos. Confesso que estava melhor que o de Belém.
Outra dica importante, quando for ao Capela não deixe de pedir um (ou vários) chope(s), que disputa cabeça a cabeça com seus co-irmãos (Botecos Belmonte) o título de melhor chope do Rio.
O atendimento de toda equipe foi primoroso com destaque para os garçons Francinaldo e Assis, exemplos de hospitalidade. Sempre tenho o costume de conhecer e cumprimentar toda equipe dos bares e restaurantes que visito: recepcionistas, cumins, faxineiras, copeiros, chefs, cozinheiros, bartenders, barbacks, caixas, gerentes, proprietários. Como dizia o saudoso poeta de rua do Rio, José Datrino, conhecido como Profeta Gentileza:
“Gentileza gera gentileza”
A visita ao Capela foi uma experiência memorável que recomendo a todos. Me senti como se estivesse entrado numa máquina do tempo, em um ambiente vintage com uma vibe arrepiante. A vontade era de aproveitar ao máximo este lendário bar com uma história riquíssima que conquistou várias gerações. Ao me despedir da equipe não resisti à tentação e toquei na chopeira do Capela e me lembrei de um ditado antigo: “O mundo dá voltas” Hoje o filho do Antônio tem não uma mas dezenas de choperias do Grupo Belmonte para tocar aqui e além-mar (Porto, Portugal).
Famoso cabrito assado acompanhado de batatas coradas e arroz com brócolis, Bar e Restaurante Nova Capela
Garçons Assis e Francinaldo, exemplos de hospitalidade, Bar e Restaurante Nova Capela, Lapa, Rio de Janeiro
O crescimento das mídias sociais, sites e aplicativos de avaliação de estabelecimentos como TripAdvisor, Google Maps, Yelp e Foursquare, além das específicas de hotéis como Expedia, Hoteis.com, Booking, Trivago, formou um contingente gigantesco de “avaliadores”.
Com a experiência de 10 anos colaborando com sites de avaliação constatei que o ponto que mais influencia a nota de um estabelecimento, seja bar, restaurante ou hotel é o atendimento. As pessoas não saem de casa simplesmente para comer, beber ou se hospedar em um hotel ou pousada, elas buscam uma experiência que lhes traga prazer e que lhes faça esquecer as agruras do dia a dia.
Infelizmente parte considerável dos estabelecimentos ainda não se deu conta desta realidade e isto pode colocar em risco sua sobrevivência. Daí a importância deste treinamento não só para evitar este risco como para melhorar a performance nos rankings de avaliação.
Neste sentido seguem os principais pontos do treinamento:
Explanação sobre a experiência como colaborador do TripAdvisor há 10 anos e Local Guide do Google Maps;
O fenômeno das redes sociais e dos aplicativos de avaliação de estabelecimentos;
A importância do atendimento (hospitalidade) nas avaliações feitas pelos clientes;
Vivenciando experiências: As pessoas não saem de casa simplesmente para beber, comer ou se hospedar, mas para viverem um experiência que lhes seja prazerosa e memorável. É fundamental tentar atender às expectativas de cada cliente como se esse fosse único e especial;
Principais cuidados na abordagem dos clientes e hóspedes;
Principais erros cometidos pelos profissionais de bares, restaurantes e hoteís;
Como lidar com situações de crise e contorná-las;
Noções básicas de fotografia com smartphones;
Postura e visão de águia;
Sinergia: a individualidade nunca pode ser maior que a cooperação;
Evitar que problemas pessoas afetem seu ambiente de trabalho;
Dicas de atendimento bartenders;
Cordialidade – Carisma não se compra na farmácia, mas ser cordial todos podem ser;
Late early check-inn e late check-out, como melhor lidar com esta situação (hotéis e pousadas;
Esclarecimento de dúvidas.
Duração:
– 90 min