Impacto do novo coronavírus (Covid-19) nos bares e restaurantes do Brasil
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2 de abril de 2020

A Importância Do Delivery Em Tempos De Coronavírus

A Importância Do Delivery Em Tempos De Coronavírus

A importância do delivery – vouchers e a necessidade urgente de incentivos governamentais para sobrevivência dos bares e restaurantes no brasil

O setor de bares e restaurantes está vivendo sua pior crise desde a gripe espanhola em 1918 que dizimou milhões de pessoas em todo mundo. Nem durante a 2ª Guerra Mundial houve uma situação como a que estamos vivenciando agora. Os especialistas em saúde pública e infectologistas de todo mundo defendem que as pessoas fiquem em suas casas.

Tal medida segundo os experts tem como objetivo promover o chamado achatamento da curva. Trocando em miúdos, este termo que alude a um gráfico, tem por escopo evitar que muitas pessoas se contaminem ao mesmo tempo sobrecarregando os hospitais. Itália e Espanha são exemplos clássicos de países que não adotaram no início medidas de isolamento social não obstante os apelos da comunidade científica. Hoje a situação destes dois países é de terra arrasada com hospitais saturados e economia à beira do colapso.

O Brasil começou a adotar medidas mais restritivas em relação ao coronavirus somente na semana passada. Até o dia de hoje o país contabiliza 2915 casos de pessoas contaminadas e 77 mortes. Ocorre que este número pode ser até 15 vezes maior segundo projeções feitas por universidades.

Neste cenário caótico, bares e restaurantes estão tendo que reinventar-se para sobreviverem. Lado outro, os governos precisam agir rápido para evitar a quebra destes estabelecimentos que geram milhões de empregos em todo país.

Os Estados Unidos por exemplo anunciaram uma injeção de US$ 2.000.000.000.000,00 (dois trilhões de dólares) na economia. Há no Brasil um impasse entre o presidente de um lado e os governadores/prefeitos do outro sobre a adoção do isolamento vertical, não recomendado pela OMS.

Diante deste impasse empresários brasileiros, que são conhecidos mundialmente pela capacidade de adaptar-se a cenários de crises econômicas, estão apostando suas fichas no delivery e em vouchers que as pessoas adquirem agora com descontos superiores a 50% para serem utilizados assim que a pandemia passar.

A maior iniciativa até agora foi da AMBEV, através de sua marca de cerveja Stella Artois, com a campanha “Apoie um Restaurante” que doará R$ 50,00 para os estabelecimentos a partir de uma plataforma desenvolvida em parceria com o Chefs Club. Os clientes devem acessar o site ChefsClub, comprar um voucher de R$ 100,00 reais, que terá 50% de desconto. Com este gesto solidário você ajuda os restaurantes a enfrentar esta crise e ainda ganha R$ 50,00 para consumir nos seus restaurantes prediletos.

Outra estratégia que tem ajudado, embora não resolva o problema de queda de 80% do faturamento, é o investimento pesado em delivery próprio ou através das plataformas ifood, Uber Eats, Rappy, dentre outras. Esses aplicativos juntamente com vários bares e restaurantes estão isentando os clientes de pagar taxas de entregas e muitos estão concedendo descontos generosos nos valores dos pratos.

O caso dos bares de coquetelaria é ainda mais sério que o dos restaurantes e dos bares tradicionais Muitos bares de Nova Iorque estão fazendo delivery de coquetéis com sucesso. Um deles é o Dante, atual melhor bar do mundo, que está disponibilizando a entrega de alguns clássicos e de três variedades de seu martini – olivette, martinez e pétala de rosa – vendidos em garrafas com capacidade para 10 coquetéis. No Brasil o consumo de coquetéis está em franco crescimento e talvez o delivery possa ser uma opção viável especialmente nas grandes capitais. O voucher tem mais condição de êxito nos bares de coquetelaria que o delivery.

Infelizmente, delivery e vouchers são medidas paliativas que permitem uma sobrevida aos bares e restaurante por um curto período. É preciso portanto que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL – intensifique sua atuação junto aos governos em defesa dos bares e restaurantes para evitarmos uma catástrofe com falências e demissões em massa.

Segundo o Jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o presidente teria assinado uma Medida Provisória – MP – liberando 36 bilhões de reais de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT – para cobrir os salários dos funcionários de bares de restaurantes por três meses. Tal MP, contemplaria de forma integral quem ganha salários de até R$ 3 mil reais. Os trabalhadores que tiverem salários superiores a R$ 3.000,00 também seriam contemplados mas sem a integralidade do salário. O ato também disporia sobre adiamento de pagamentos de impostos e contribuições.

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Diretrizes gerais GOOGLE Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes.
A quem se destina?
Se você possui, gerencia, gera receita ou promove conteúdo on-line por meio da Pesquisa Google, este guia é para você.
Seja você proprietário de um negócio em crescimento, webmaster de vários sites, especialista em SEO de uma agência digital ou ninja autodidata em SEO com uma paixão por mecanismos da Pesquisa, este guia foi feito para você.
Se você quer ter uma visão geral completa de fundamentos de SEO de acordo com as práticas recomendadas do Google, você está no lugar certo.
Este guia não traz segredos para levar seu site automaticamente ao primeiro lugar da Pesquisa Google, porém, seguindo as práticas recomendadas descritas abaixo, você facilita o trabalho dos mecanismos de pesquisa, que é rastrear, indexar e entender seu conteúdo.

O processo de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) normalmente ocorre por meio de pequenas modificações em partes do seu site.
Essas alterações podem parecer apenas melhorias adicionais quando vistas individualmente, mas, quando combinadas com outras otimizações, o impacto em termos de experiência de usuário e de resultados da pesquisa orgânica pode ser notável.
Talvez você já esteja familiarizado com muitos dos tópicos deste guia, já que eles são essenciais para qualquer página da Web, mas queremos garantir que você faça o melhor uso possível deles.
Você deve criar um site para beneficiar seus usuários, e qualquer otimização deve servir para melhorar a experiência deles.
Um desses usuários é o mecanismo de pesquisa, que ajuda outros usuários a descobrirem seu conteúdo.
Com a otimização de mecanismos de pesquisa, você ajuda os mecanismos de pesquisa a entenderem e apresentarem seu conteúdo.
Seu site pode ser maior ou menor ou oferecer conteúdos diferentes do site de exemplo a seguir, mas os tópicos que discutiremos normalmente se aplicam a sites de todos os tipos e tamanhos.
Esperamos que nosso guia ajude você a ter novas ideias para melhorar ainda mais seu site.

Diretrizes para webmasters

Siga as Diretrizes gerais para ajudar o Google a encontrar, indexar e classificar seu site.

Recomendamos que você preste muita atenção às diretrizes de qualidade, que definem algumas práticas ilegais que podem levar à remoção completa de um site do índice do Google ou fazer com que um site seja afetado por um algoritmo ou uma ação de spam manual. Sites afetados por ações de spam podem deixar de aparecer nos resultados de “google.com.br” ou em qualquer site parceiro do Google.

  • Confira se todas as páginas do site podem ser acessadas por links de outras páginas localizáveis. O link de referência precisa conter texto que seja relevante para a página de destino. No caso de imagens, é necessário um atributo alternativo. Os links rastreáveis são tags <a> com um atributo href.
  • Forneça um arquivo do sitemap com links para páginas importantes do site. Forneça também uma lista legível com links para essas páginas. Essa lista por vezes é chamada de “índice do site” ou “página de sitemap”.
  • Limite o número de links em uma página a um número razoável (no máximo alguns milhares).
  • Confirme se o servidor da Web é compatível com o cabeçalho HTTP If-Modified-Since. Esse recurso indica ao servidor da Web para informar ao Google se houve mudança no conteúdo desde o último rastreamento do site. A utilização desse recurso reduz a largura de banda e a sobrecarga.
  • Use o arquivo robots.txt no servidor da Web para gerenciar o orçamento de rastreamento ao evitar que espaços infinitos, como páginas de resultados de pesquisa, sejam rastreados. Mantenha o arquivo robots.txt atualizado. Saiba como gerenciar o rastreamento com o arquivo robots.txt. Teste a cobertura e a sintaxe do seu arquivo robots.txt usando a ferramenta Testar robots.txt.

Como ajudar o Google a encontrar o site:

  • Crie um site útil e com muitas informações, além de páginas que descrevam seu conteúdo de maneira clara e precisa.
  • Pense nas palavras que os usuários costumam digitar para encontrar suas páginas e confira se elas aparecem no site.
  • Verifique se os elementos <title> e os atributos alt são descritivos, específicos e precisos.
  • Desenvolva o site com uma hierarquia conceitual clara entre as páginas.
  • Siga nossas práticas recomendadas para imagensvídeos e dados estruturados.
  • Ao usar um sistema de gerenciamento de conteúdo (por exemplo, Wix ou WordPress), confira se ele cria páginas e links que podem ser rastreados por mecanismos de pesquisa.
  • Para que o Google entenda completamente o conteúdo do site, permita que todos os recursos que podem ter um efeito significativo na renderização da página sejam rastreados (por exemplo, arquivos CSS e JavaScript que afetam o entendimento das páginas). O sistema de indexação do Google renderiza uma página da Web como um usuário a veria, incluindo arquivos de imagens, CSS e JavaScript. Para ver os recursos da página que o Googlebot não pode rastrear, use a Ferramenta de inspeção de URL. Se for preciso depurar diretivas no arquivo robots.txt, use a ferramenta de testes de robots.txt.
  • Permita que bots de pesquisa rastreiem o site sem IDs de sessão nem parâmetros de URL que acompanhem o caminho dos bots pelo site. Essas técnicas são úteis para rastrear o comportamento individual do usuário, mas o padrão de acesso dos bots é totalmente diferente. Se você usa essas técnicas, a indexação do seu site pode ser incompleta, já que os bots talvez não consigam eliminar os URLs com aspecto diferente, mas que apontam para a mesma página.
  • Torne o conteúdo importante do seu site visível por padrão. O Google rastreia conteúdo HTML oculto em elementos de navegação como guias ou seções de expansão. No entanto, consideramos esse conteúdo menos acessível para os usuários e acreditamos que suas informações mais importantes precisam aparecer na visualização de página padrão.
  • É importante garantir que os links de publicidade nas páginas não afetem a classificação dos mecanismos de pesquisa. Por exemplo, use o arquivo robots.txtrel="nofollow" ou rel="sponsored" para evitar que esses links sejam rastreados.
  • Em vez de imagens, procure usar texto para exibir nomes, conteúdo ou links importantes. Se você precisa usar imagens no seu conteúdo textual, use o atributo alt para incluir algumas palavras de texto descritivo.
  • Confira se todos os links levam o usuário a páginas ativas. Use um HTML válido.
  • Otimize o tempo de carregamento das páginas. Sites rápidos agradam aos usuários e melhoram a qualidade geral da Web, principalmente para usuários com conexões lentas. O Google recomenda o uso de ferramentas como PageSpeed Insights e Webpagetest.org para testar o desempenho da página.
  • Projete o site para todos os tipos e tamanhos de dispositivos, incluindo computadores, tablets e smartphones. Use o teste de compatibilidade com dispositivos móveis para avaliar como suas páginas funcionam nesses aparelhos e receber comentários sobre o que precisa ser corrigido.
  • Confira se o site é exibido corretamente em diferentes navegadores.
  • Se possível, proteja as conexões do site com HTTPS. Criptografar interações entre o usuário e o site é uma prática recomendada para a comunicação na Web.
  • Verifique se as páginas são úteis para pessoas com deficiência visual. Por exemplo, teste a usabilidade com um leitor de tela.

Essas diretrizes de qualidade tratam das formas mais comuns de comportamento fraudulento ou manipulador, mas o Google pode responder de forma negativa a outras práticas enganosas não listadas aqui. O fato de uma determinada técnica fraudulenta não constar nesta página não significa que ela seja aprovada pelo Google. Os proprietários de site que se esforçam para manter os princípios básicos proporcionarão uma melhor experiência do usuário e, consequentemente, terão uma melhor classificação do que aqueles que passam o tempo à procura de brechas que possam explorar.

Caso você acredite que outro site está abusando das diretrizes de qualidade do Google, preencha um relatório de spam. O Google prefere resolver os problemas de forma automatizada e escalonável. Por isso, usaremos a denúncia para melhorar nossos sistemas de detecção de spam.

  • Crie páginas principalmente para os usuários, e não para os mecanismos de pesquisa.
  • Não engane seus usuários.
  • Evite truques para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa. Uma boa prática é imaginar se você se sentiria à vontade se tivesse que justificar suas ações para um site concorrente ou para um funcionário do Google. Outro teste útil é se perguntar: “Isso ajudará meus usuários? Eu faria isso se os mecanismos de pesquisa não existissem?”.
  • Pense sobre o que faz seu site ser especial, valioso ou interessante. Faça ele se destacar da concorrência.

Evite as seguintes técnicas:

Siga as práticas recomendadas:

Caso seu site viole uma ou mais destas diretrizes, o Google poderá realizar ações manuais em relação a ele. Após solucionar o problema, envie o site para reconsideração.

Contamos com seu feedback, suas dúvidas e histórias de sucesso, que podem ser publicados no Fórum de Ajuda para Webmasters do Google.

Esperamos que você aproveite o conteúdo e envie seu feedback nos Fóruns de Suporte do Google

Fique à vontade para salvar, imprimir com responsabilidade e compartilhar o guia.
Juntos, elevaremos o nível da Web.

Boa leitura! Cordialmente,

Equipe da Qualidade de pesquisa do Google

O mundo mudou radicalmente nos últimos anos. O nosso comportamento e a forma com que nos relacionamos sofreu uma grande ruptura. Nós acreditamos que o Direito deve ser pensado e aplicado de uma forma mais ativa e inovadora.

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