O Fogo de Chão está implementando um projeto de remodelação de algumas casas no Brasil e as duas primeiras unidades foram a de Botafogo, no Rio e a dos Jardins, em São Paulo. A convite da Fogo de Chão estive no evento de reinauguração. O genial designer italiano Alfredo Farne responsável pelo projeto de remodelação, aliou com extremo bom gosto o rústico ao moderno, utilizando elementos como madeira, pedras naturais e cobre. Há também um belíssimo painel com os nomes das cidades onde o Fogo está presente, e claro, elementos da cultura gaúcha, origem da rede em 1979 com os empreendedores visionários Arri e Larri Coser.
O evento foi muito prestigiado e contou com a presença do CEO do Fogo do Chão, Barry McGowan, do Presidente do Conselho de Administração, Larry Johnson, dos Diretores no Brasil, Cássio Silva e Alberto Wachholz, e de personalidades como Ana Hickman, Helena Rinaldi, Erick Jacquin, Henry Casteli, Leda Nagle, Duda Nagle, dentre outras.
Uma das maiores novidades é a câmara de maturação de carnes pelo processo dry aged, onde permanecem por 42 dias. Neste sistema as enzimas vão quebrando as proteínas da carne, amaciando as fibras, reduzindo sua acidez e gerando aminoácidos responsáveis pelo sabor acentuado.
A casa conta ainda com dois belíssimos bares em um momento de ouro da coquetelaria brasileira sendo que um deles faz parte do ambiente destinado a charutaria, que é outra novidade. Um espaço que permite que os clientes possam apreciar os melhores charutos do mundo harmonizando-os com uma seleção de excelentes destilados e vinhos.
Os novos cortes de carnes premium (tomahawk, wagyu), o novo buffet de frios e saladas, os coquetéis, os bares, a charutaria, o atendimento, enfim tudo estava primoroso e os convidados se divertiram muito ao som do renomado DJ Zé Pedro.
Há também amplos espaços para eventos corporativos com equipamentos multimídia.
Conversei com Barry McGowan e com Larry Jonhson sobre a importância de se valorizar a hospitalidade que é um dos pontos fortes do Fogo de Chão e sobre os planos para o futuro. Atualmente o Fogo de Chão possui 54 (cinquenta e quatro) churrascarias localizadas nos Estados Unidos, México, Porto Rico, Jeddah e Dubai. No Brasil deverão ser inauguradas mais duas casas até 2021 e outras três serão remodeladas nos moldes dos Jardins e de Botafogo.
É motivo de orgulho para nós brasileiros saber que o Fogo de Chão, cuja origem é o Brasil, ser a maior referência mundial em steakhouse.
Bar – Fogo de Chão Jardins
Cássio, Alfredo Farne e Luciano – Fogo de Chão Jardins
Salão e mesa de frios – Fogo de Chão Jardins
Fachada – Fogo de Chão Jardins
Alberto Wachholz, Érick Jacquin e Ed Amorim – Fogo de Chão Jardins
Charutaria – Fogo de Chão Jardins
Prime Rib – Fogo de Chão Jardins
Evandro Weber (Weber Haus) e Marcelo Pelisson – Fogo de Chão Jardins
Tabacaria – Fogo de Chão Jardins
Dry Aged Cabinet – Fogo de Chão Jardins
Adega com Dry Aged Cabinet ao fundo – Fogo de Chão Jardins
Tomahawk – Fogo de Chão Jardins
Camarões – Fogo de Chão Jardins
Vanessa Nascimento – Fogo de Chão Jardins
Negroni – Fogo de Chão Jardins
Ed Amorim – Fogo de Chão Jardins
O crescimento das mídias sociais, sites e aplicativos de avaliação de estabelecimentos como TripAdvisor, Google Maps, Yelp e Foursquare, além das específicas de hotéis como Expedia, Hoteis.com, Booking, Trivago, formou um contingente gigantesco de “avaliadores”.
Com a experiência de 10 anos colaborando com sites de avaliação constatei que o ponto que mais influencia a nota de um estabelecimento, seja bar, restaurante ou hotel é o atendimento. As pessoas não saem de casa simplesmente para comer, beber ou se hospedar em um hotel ou pousada, elas buscam uma experiência que lhes traga prazer e que lhes faça esquecer as agruras do dia a dia.
Infelizmente parte considerável dos estabelecimentos ainda não se deu conta desta realidade e isto pode colocar em risco sua sobrevivência. Daí a importância deste treinamento não só para evitar este risco como para melhorar a performance nos rankings de avaliação.
Neste sentido seguem os principais pontos do treinamento:
Explanação sobre a experiência como colaborador do TripAdvisor há 10 anos e Local Guide do Google Maps;
O fenômeno das redes sociais e dos aplicativos de avaliação de estabelecimentos;
A importância do atendimento (hospitalidade) nas avaliações feitas pelos clientes;
Vivenciando experiências: As pessoas não saem de casa simplesmente para beber, comer ou se hospedar, mas para viverem um experiência que lhes seja prazerosa e memorável. É fundamental tentar atender às expectativas de cada cliente como se esse fosse único e especial;
Principais cuidados na abordagem dos clientes e hóspedes;
Principais erros cometidos pelos profissionais de bares, restaurantes e hoteís;
Como lidar com situações de crise e contorná-las;
Noções básicas de fotografia com smartphones;
Postura e visão de águia;
Sinergia: a individualidade nunca pode ser maior que a cooperação;
Evitar que problemas pessoas afetem seu ambiente de trabalho;
Dicas de atendimento bartenders;
Cordialidade – Carisma não se compra na farmácia, mas ser cordial todos podem ser;
Late early check-inn e late check-out, como melhor lidar com esta situação (hotéis e pousadas;
Esclarecimento de dúvidas.
Duração:
– 90 min