O Florería Atlántico está localizado bairro de Retiro, em Buenos Aires e quem não conhece nem imagina que o subsolo de uma pequena loja de flores e vinhos abriga o 3º melhor bar do mundo segundo a publicação The World’s 50 Best Bars. Eu cheguei à época sem reserva e sem saber quase nada sobre o conceito deste renomado bar. No começo achei que tinha errado de endereço pois não vi nada que remetesse a um ambiente de bar, só vi flores e vinhos.
Ao descer você se depara com um cenário que remete a uma caverna, com murais de monstros marinhos. Os coquetéis são incríveis e muitos tem como base o gin Los Apostoles, criação do Tato. A parte gastronômica também merece destaque. Comi um polvo com batatas no limão em redução de azeitonas negras delicioso.
O Floreria buscou resgatar e valorizar em suas criações o legado dos barmans americanos e espanhóis, o gin trazido pelos ingleses e holandeses, os bitters italianos e o vinho espanhol, o rum cubano navegando pelo Atlântico e o pisco peruano do Pacífico, os mestres cervejeiros alemães e o anis dos turcos, o champanhe dos franceses e o generoso vinho dos portugueses.
Este case de sucesso é fruto da visão empreendedora do genial Tato Giovannoni, um dos melhores mixologistas da mundo. O posto de 3º melhor bar do mundo engrandece toda coquetelaria Sul Americana que vem numa ascensão meteórica, com outros cases de sucesso como Carnaval (Lima), Guilhotina (Brasil), Presidente (Argentina), Sub Astor (Brasil), Siete Negronis (Chile) e Frank (Brasil).
Para finalizar fica a dica de ligar e fazer a reserva. Como quase todos os bares de Buenos Aires o público costuma chegar bem tarde, então se deseja ter mais tempo para tirar umas fotos, tomar uns coquetéis sem parecer estar numa lata de sardinha, e conhecer com mais calma o Floreria, chegue cedo.
Localização, reservas e resenhas: https://goo.gl/maps/JNJP2wKd5zbRvMSF7
O crescimento das mídias sociais, sites e aplicativos de avaliação de estabelecimentos como TripAdvisor, Google Maps, Yelp e Foursquare, além das específicas de hotéis como Expedia, Hoteis.com, Booking, Trivago, formou um contingente gigantesco de “avaliadores”.
Com a experiência de 10 anos colaborando com sites de avaliação constatei que o ponto que mais influencia a nota de um estabelecimento, seja bar, restaurante ou hotel é o atendimento. As pessoas não saem de casa simplesmente para comer, beber ou se hospedar em um hotel ou pousada, elas buscam uma experiência que lhes traga prazer e que lhes faça esquecer as agruras do dia a dia.
Infelizmente parte considerável dos estabelecimentos ainda não se deu conta desta realidade e isto pode colocar em risco sua sobrevivência. Daí a importância deste treinamento não só para evitar este risco como para melhorar a performance nos rankings de avaliação.
Neste sentido seguem os principais pontos do treinamento:
Explanação sobre a experiência como colaborador do TripAdvisor há 10 anos e Local Guide do Google Maps;
O fenômeno das redes sociais e dos aplicativos de avaliação de estabelecimentos;
A importância do atendimento (hospitalidade) nas avaliações feitas pelos clientes;
Vivenciando experiências: As pessoas não saem de casa simplesmente para beber, comer ou se hospedar, mas para viverem um experiência que lhes seja prazerosa e memorável. É fundamental tentar atender às expectativas de cada cliente como se esse fosse único e especial;
Principais cuidados na abordagem dos clientes e hóspedes;
Principais erros cometidos pelos profissionais de bares, restaurantes e hoteís;
Como lidar com situações de crise e contorná-las;
Noções básicas de fotografia com smartphones;
Postura e visão de águia;
Sinergia: a individualidade nunca pode ser maior que a cooperação;
Evitar que problemas pessoas afetem seu ambiente de trabalho;
Dicas de atendimento bartenders;
Cordialidade – Carisma não se compra na farmácia, mas ser cordial todos podem ser;
Late early check-inn e late check-out, como melhor lidar com esta situação (hotéis e pousadas;
Esclarecimento de dúvidas.
Duração:
– 90 min