O surpreendente FEL faz jus ao ditado “Nos menores frascos estão os melhores perfumes”. Este pequeno bar localizado aos pés do gigantesco e icônico Edifício Copan possui ambiente intimista com “una buena onda”. Um local em que os clientes, muitos dos quais profissionais da área, se descontraem e acompanham bem de perto o preparo dos coquetéis que tem a assinatura da genial mixologista catarinense Michelly Rossi.
Todos os três coquetéis que tomei estavam incríveis. Mesmo não constando da atual carta de coquetéis estas iguarias continuam sendo feitas no Fel. O Blood and Sand é preparado com whisky 12 anos, cherry heering, vermouth rosso e laranja. Já o The Communist tem como ingredientes gin, cherry heering, laranja, limão e simple syrup. O Turf Club leva vermouth dry, Luxardo Marashino Pernod, Angostura Orange e Angostura Aromatic.
Recentemente o FEL foi premiado como melhor bar de coquetéis de São Paulo (junto com o Frank) e Michelly Rossi foi laureada como melhor bartender. Constatei na prática também que o FEL é um dos bares mais queridos pelos bartenders da capital paulistana.
Méritos para a primorosa equipe composta de “minas” que estão voando baixo e numa luta permanente para que o machismo, a misoginia e o preconceito não tenham espaço na coquetelaria brasileira.
Localização: https://goo.gl/maps/2mCZfoCXatXAbHZ97
O crescimento das mídias sociais, sites e aplicativos de avaliação de estabelecimentos como TripAdvisor, Google Maps, Yelp e Foursquare, além das específicas de hotéis como Expedia, Hoteis.com, Booking, Trivago, formou um contingente gigantesco de “avaliadores”.
Com a experiência de 10 anos colaborando com sites de avaliação constatei que o ponto que mais influencia a nota de um estabelecimento, seja bar, restaurante ou hotel é o atendimento. As pessoas não saem de casa simplesmente para comer, beber ou se hospedar em um hotel ou pousada, elas buscam uma experiência que lhes traga prazer e que lhes faça esquecer as agruras do dia a dia.
Infelizmente parte considerável dos estabelecimentos ainda não se deu conta desta realidade e isto pode colocar em risco sua sobrevivência. Daí a importância deste treinamento não só para evitar este risco como para melhorar a performance nos rankings de avaliação.
Neste sentido seguem os principais pontos do treinamento:
Explanação sobre a experiência como colaborador do TripAdvisor há 10 anos e Local Guide do Google Maps;
O fenômeno das redes sociais e dos aplicativos de avaliação de estabelecimentos;
A importância do atendimento (hospitalidade) nas avaliações feitas pelos clientes;
Vivenciando experiências: As pessoas não saem de casa simplesmente para beber, comer ou se hospedar, mas para viverem um experiência que lhes seja prazerosa e memorável. É fundamental tentar atender às expectativas de cada cliente como se esse fosse único e especial;
Principais cuidados na abordagem dos clientes e hóspedes;
Principais erros cometidos pelos profissionais de bares, restaurantes e hoteís;
Como lidar com situações de crise e contorná-las;
Noções básicas de fotografia com smartphones;
Postura e visão de águia;
Sinergia: a individualidade nunca pode ser maior que a cooperação;
Evitar que problemas pessoas afetem seu ambiente de trabalho;
Dicas de atendimento bartenders;
Cordialidade – Carisma não se compra na farmácia, mas ser cordial todos podem ser;
Late early check-inn e late check-out, como melhor lidar com esta situação (hotéis e pousadas;
Esclarecimento de dúvidas.
Duração:
– 90 min